2006-09-30

8º Encontro THEATRON_"Lisístrata" - Blá, Blá, Blá

Começou ontem, 29 de Setembro, o nosso 8º Encontro com a peça "Lisístrata" - Blá, Blá, Blá pelo Teatro Jovem de Campo Maior.

Para acabar com a Guerra do Peloponeso, Lisístrata reúne, em Atenas, um plenário de mulheres que decidem fazer greve de sexo e ocupar a Acrópole, onde estava depositado o tesouro ateniense que sustentava o conflito. Um grupo de velhos tenta expulsar da Acrópole as mulheres em luta, enquanto que um comandante militar ensaia, em vão, a prisão de Lisístrata, protegida pelas restantes mulheres.
Do diálogo entre o comandante e Lisístrata ressaltam as razões femininas em nome das quais se diz que as mulheres são melhores que os homens para resolver conflitos contra o argumento masculino que afirma que o lugar das mulheres é dentro de casa.
Lisístrata confessa, as mais velhas, os difíceis esforços que tem de fazer para impedir que as mulheres entrincheiradas na acrópole escapem e confraternizem com o "inimigo". Num jogo permanente de sedução, de avanços e de recuos, a trama desfaz-se na vitória das mulheres, materializada num acordo de paz entre Atenas e Esparta. Lisístrata, mulher de Atenas, tinha também mobilizado para a greve de sexo as mulheres de Esparta...
Tudo isto num texto criado por um homem, Aristófanes, 400 anos antes de Cristo

Hoje, 30 de Setembro, a nosa "Boda" pelas 21:30h no Salão dos Bombeiros Voluntário de Montemor-o-Novo.

Sem comentários: