2006-09-26

Fragmentos (Peça de 2000)

Fragmentos,
Adaptação do texto Dissident de Michel Vinaver


Helena e Filipe, seu filho, vivem juntos num modesto apartamento. Ambos apresentam uma agressividade corrente e quotidiana, tal como muitas famílias em dificuldade. Os problemas crescem no seio desta duas personagens banais.
Este projecto teatral surge no âmbito de um confronto experimental entre o texto e prática cénica. Desde cedo assumimos o desafio de uma adaptação livre do texto de Vinaver, porque o nosso objectivo não são as palavras, mas sim as impaciências, as irritações, as resignações, as respirações, os silêncios e as fugas das personagens co-habitantes no universo social contemporâneo, que está num ponto em que a comunicação escasseia.

Carlos Marques



A Peça







Sobre o processo e os objectivos,

Considerar a encenação como um mero prolongamento do texto do autor é fazer da representação algo inessencial (…) o texto ficará à mercê do talento de quem com ele estabelece um contacto, não é de ilustração cénica, mas de verdadeira recriação.”

José Oliveira Barata

“No teatro, a palavra vive de uma dupla glória (…) é escrita, como a palavra de Homero, mas ao mesmo tempo é proferida como palavras que trocam entre si dois homens no trabalho, ou um bando de rapazes, ou as raparigas no lavadouro, ou as mulheres no mercado – em suma, como as pobres palavras que se dizem todos os dias, e se esfumam com a vida (…)”.

“O Homem só se apercebeu da realidade quando representou.”

Pier Paolo Pasolini



Ficha Técnica

Sem comentários: