2009-05-26

IN(E)VASÕES


Com o aproximar da data da estreia da nova peça da Associação Theatron, In(e)vasões, estivemos à conversa com um dos encenadores, o (sempre) Professor Vítor Guita.
Falamos sobre o nascimento da ideia para a peça, em contexto de preparação do Plano de Actividades da nossa associação para o ano de 2008.
Vítor Guita referiu que sempre gostou de “ligar as actividades teatrais ao contexto histórico da nossa terra, dando a conhecer a História vivamente”.
Embora inicialmente se tivesse pensado numa animação de rua, esta mudou através de uma conversa com o Professor Carlos Cebola que veio a construir o texto dramático, evocando a efeméride, tendo este ficado pronto no Verão de 2008.
Então, a Theatron “agarrou as palavras e pensou em mostrá-las em cima do palco”.
Por outro lado, uma vez que, na época, a Theatron estava a comemorar o 10º aniversário, o Professor Carlos Cebola aproveitou e transformou o texto inicialmente apenas histórico, num texto reflectivo sobre o próprio Teatro, sendo assim, este é também um texto pedagógico.
Posteriormente, Vitor Guita e Maria João Crespo conceberam o espectáculo a partir do texto, houve reuniões para ver disponibilidades e os ensaios tiveram inicio no final do Verão de 2008, não tendo sido possível estrear ainda no ano de 2008, como inicialmente se pretendia.
Vítor Guita referiu ainda que o texto do Professor Cebola é uma história entre a ficção e a realidade, baseada na escassa bibliografia até hoje publicada pois, a História não fornece muitos detalhes acerca do episódio que aconteceu em Montemor, por isso, o texto da peça teve de ser constituído com base nos escassos elementos disponíveis.
Em jeito de conclusão, Vitor Guita ressalvou duas questões: a primeira tem a ver com o facto de (in)felizmente o Cine Teatro nem sempre estar disponível pois, “é sempre bom experimentar sempre em cima do palco”.
Por fim referiu que “apesar de se tratar de um grupo amador, o prazer de estarmos juntos e a fazer teatro, tem compensado todo o tipo de limitações”.
Obrigada Professor!

Sem comentários: